lunes, 9 de febrero de 2009

"CoberturaFSM2009″ A Economia Solidária no FSM 2009 (Economia Solidária RS/Post 230)

"CoberturaFSM2009″ A Economia Solidária no FSM 2009 (Economia Solidária RS/Post 230)

Expressão política da luta anti-neoliberal: A reunião dos presidentes no FSM foi o símbolo de que vivemos um novo contexto político na América Latina; os movimentos sociais são os protagonistas das transformações e, portanto, sua relação com o poder político é o que definirá o avanço ou o recuo dos processos em curso.

Mundo do Trabalho: Boaventura e Pochman do IPEA alertaram para o novo paradigma do século XXI, a emergencia do trabalho autogestionário, mas infelizmente o movimento sindical ainda não entendeu o recado. Permanece com o olhar voltado para o século XX.

Na atividade da Red Latinoamericana de Mujeres Transformando a Economía, o sociólogo Boaventura Santos lembrou a todos que a Economia Solidária é a economia dos povos explorados pelo capitalismo, é a economia dos povos originários, dos quilombolas, das mulheres.

Na atividade do Fórum Brasileiro de Economia Solidária sobre Redes , Dione Manetti , diretor de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária do governo federal, destaca os desafios do movimento e do governo na construção das políticas públicas.

Atividade do Fórum Brasileiro de Economia Solidária com a presença do prof. Paul Singer, secretário Nacional de Economia Solidária do governo federal.

A Associação Brasileira de Entidades de Apoia à Economia Solidária- ABESOL, realizou Seminário sobre Economia Solidária e a Revolução Social Socialista com a presença do prof. Paul Singer; Thomas Coutrot, economista membro da ATTAC da França e a socióloga peruana Rosa Gillén da Red Latinoamericana Mujeres Transformando a Economía, entidade que integra a da Marcha Mundia de Mulheres.

Prof. Singer expõe sua tese sobre a Revolução Social Socialista e o papel da Economia Solidária no processo de renovação do socialismo.

Participantes de diversos países na atividade da ABESOL.

Thomas Coutrot, economista da ATTAC da França, autor do livro " Democracia contra capitalismo", destaca a crise capitalista e as possibilidades da economía solidária como projeto alternativo dos trabalhadores e trabalhadoras.

Rosa Gillén da REMTE do Peru destacou a lutas das mulheres e a economia solidária como instrumento de emanciáção das mulheres.
Debate com a plenária e painelistas.

0 comentarios:

Agencias de Noticias

Medios Alternativos

Información alternativa y no convencional.

Wednesday, 12 de January de 2005

| Periódicos y Redes | Agencias de Noticias | | Publicaciones y Sitios | Prensa de Izquierda |

Argentina

Latinoamérica

Brasil

Bolivia

Chile

Colombia

Cuba

Ecuador

México

Perú

Uruguay

Venezuela

Del ámbito latinoamericano

España

País Vasco

Otros países

VISITAS

Blog Archive

SALVEMOS EL ACUIFERO GUARANÍ

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP